Após o frenesi das festas de Natal e Reveillón que têm o seu encanto mas nos sobrecarrega de afazeres, muitos reduzem o seu ritmo de atividades sociais e familiares, aliviando a "correria". Profissionalmente no entanto, nem sempre é possível esta redução; de fato, às vezes, até têm mais trabalho.
É uma altura em que muitos sentem nitidamente os limites do corpo, por vezes mesmo adoecendo mais de uma vez.
Como uma réstia de luz no meio da escuridão, é o Yang no meio do Yin. Buscar a força no Inverno envolve aceitar que ele é um período sobretudo Yin e que o Yang surgirá na altura adequada se tratarmos bem do Yin.
Tratar bem do Yin envolve respeitar sua tendência para o recolhimento. A energia Água que prevalece nesta altura do ano circula em profundidade. Portanto, grandes empreitadas, quer de trabalho quer de festejos, não são recomendadas mas sim o descanso e o trabalho moderado.
É importante haver algum movimento para impedir a tendência à estagnação. Levar o sangue para os "quatro cantos" do corpo, devidamente oxigenado e nutrido, e assim alimentar todos os tecidos, órgãos, células.
Exercitar moderadamente as pernas, desbloqueando e harmonizando seus meridianos, e nutrir o centro, ajuda a cultivar a essência (Jing), nossa fundação, preparando-nos dia a dia para a chegada da Primavera, quando então a energia naturalmente expandirá e florescerá.
Praticar Chi-Kung no Inverno é fundamental para cultivarmos uma boa base energética e, a partir, dela, irmos avançando com segurança e benefícios reais para a saúde e bem-estar.
Aulas:
- Centro Comunitário da Paróquia da Parede:
- 3fªs e 5fªs, das 9:30h às 10:30h turma aberta ao público
- 3fªs e 5fªs, das 11:00h às 12:00h séniores do Centro de Dia
- Atendimento por marcação (treino personalizado)
- Seminários de chi-kung (consultar site)
- 2fªs, 4fªs e 6fªs, das 13:00h às 14:00h, turma aberta ao público e aos alunos do Curso de Instrutores.
Sem comentários:
Enviar um comentário