sexta-feira, 26 de abril de 2013

Sobre o Chi-Kung:


O Chi-Kung (ou qigong) é uma prática milenar de cultivo da energia. Surgiu na China antiga inspirada em processos da natureza e movimentos dos animais. Visa a promoção e manutenção da saúde e o desenvolvimento da força interna (física, energética, mental ou espiritual). É útil para tratar e prevenir doenças, para aumentar a habilidade de luta, para expandir a mente. Recebeu influências de várias escolas filosóficas (Daoismo, Confucionismo, Budismo) e, ao longo da história da China, foram criados muitos sistemas desta prática.

Nas aulas regulares levamos o praticante a:
·         tomar consciência das energias dos 5 elementos, desbloqueando-as e harmonizando-as através de estiramentos, movimentos,  posturas e visualizações;
·         reconhecer e unificar as energias Yin e Yang;
·         fortalecer o centro, promover o enraizamento e desenvolver a força interna;
·         vivenciar a unificação energética através da consciência da verticalidade e da conexão entre os centros energéticos e as extremidades;
·         refinar a energia harmonizada, activando forças altamente curativas;
·         desenvolver mecanismos naturais de protecção energética e evitação de desperdícios.

Realizamos tais tarefas através da prática alternada dos sistemas Shibashi Taiji Qigong, Ba Duan Jin, Zhan Zhuang Qigong e Universal Tao System.

Locais:
·         Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa, R. Estefânia, 175, Lisboa (2fª, 4fª e 6fª das 13h às 14h);
·         Centro Comunitário da Paróquia da Parede, Av. Amadeu Duarte, 514, Parede (3fªs e 5fªs das 9:30h às 10:30h e 2fªs e 4fªs das 18:30h às 19:30h- aulas abertas à comunidade; 3fªs e 5fªs das 11h às 12h – turma sénior)
 


Sem comentários:

Enviar um comentário